Este foi o 1º produto da Thomann que considerei enviar de volta.
Quando chegou, a guitarra apresentava pequenas lascas em volta do 1º e 2º fret, resultado do processo de fretagem mecanizado, que por vezes causa danos no fretboard. O fretboard em si estava cortado demais, pela máquina de plek.
A pickguard apresentava-se bastante riscada, e como já disse, ainda pensei seriamente em devolver a guitarra.
Porém, decidi armar-me em "luthier" e fiz eu próprio um setup á guitarra, poli-lhe os trastes e assim que a liguei ao amp, o caso mudou de figura. Não foi um setup fácil, os parafusos que seguram a garra que puxa as molas do tremolo estavam completamente tortos e tive dificuldade em por a guitarra numa acção que eu gostasse. Mas com persistência, consegui uma acção bastante baixa e a guitarra é bastante confortável. O braço não é grosso, é um C bastante confortável, com um radius de escala plano. Convém dizer que a guitarra que me chegou a casa é bastante pesada.
Os pickups desta guitarra são o que a salva. Na minha opinião soam melhor que a minha American Special com Texas Customs. Os Roswells que esta guitarra emprega são muito bem equilibrados e tem uma claridade surpreendente. São a prova que não é preciso gastar um balúrdio em pick-ups de grandes marcas para ter um bom som. Outra boa surpresa foi o tremolo, com um bloco de aço grande, que aguenta bastante abuso e fica afinado.
Já li algum pessoal a falar mal dos afinadores desta guitarra, mas eu achei-os muito bons. Um pouco rijos no inicio, mas após algumas voltas, ficam no ponto.
Resumindo, é um instrumento de extremos. Tem coisas que são excelentes e outras que nem por isso. Por 160€ decidi arriscar com um instrumento menos bom em termos de acabamentos.
Compara-se a uma Fender Americana ou até Mexicana? Na minha opinião não, em termos de acabamentos nem lá perto. Mas soa tão bem como qualquer uma delas, se não melhor.